quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

a Maior estrela do universo é uma formiguinha perto do El Gordo

Fala Galera,
esse post agora vai pra quem gosta de assuntos espaciais, pois atualmente foi descoberto o maior objeto do espaço, o Gigante "El Gordo" (nada de piadinhas por favor).
Fonte: NASA

Ta legal... mais o que é isso? Vamos explicar do começo...


O VLT (Very Large Telescope, sim significa sim Telescópio Muito Grande), que são as lentes mais poderosas do mundo, localizadas aqui pertinho, no Chile, encontraram o maior objeto celeste já visto pelo homem. Trata-se de um enorme aglomerado de galaxias que ganhou apelido de El Gordo.



El Gordo é resultado da colisão entre dois aglomerados menores a vários milhões de quilômetros por hora. O fenômeno foi registrado a sete bilhões de anos-luz da Terra. As imagens foram divulgadas pelo ESO (Observatório Europeu do Sul).

O conjunto de galáxias está tão longe da Terra que sua luz demora 7 bilhões de anos para chegar até a Terra. Os dados foram divulgados em um encontro da Sociedade Astronômica Americana, realizado nesta semana em Austin, no estado do Texas. Segundo Felipe Menanteau, cientista da Universidade Rutgers e coordenador do estudo, o grupo de galáxias foi encontrado após uma distorção na "radiação cósmica de fundo" -- o registro pela primeira radiação do Universo, deixada pelo Big Bang, a explosão que teria iniciado o cosmo há 13,7 bilhões de anos.

Esta radiação residual interage com os elétrons do gás quente dos aglomerados de galáxias, distorcendo o brilho da radiação de fundo visto a partir da Terra. Quanto maior e mais denso for o aglomerado, maior será este efeito, batizado "Sunyaev-Zel'dovich" em homenagem aos astrônomos russos que o previram nos ano 60.

"Este aglomerado tem mais massa, é mais quente e emite mais raios-x do que qualquer outro aglomerado encontrado a esta distância ou a distâncias ainda maiores", acrescentou. Os pesquisadores são da opinião de que estudar os aglomerados pode ajudar a entender, entre outros elementos, a matéria e a energia escura. A descoberta foi feita porque se detectou uma distorção da radiação cósmica de micro-ondas.
Aglomerados de galáxias gigantescos como este são exatamente o que estávamos procurando,” disse um dos membros da equipe Jack Hughes,  também da Universidade Rutgers. “Queremos ver se conseguimos compreender como se formam estes objetos tão extremos, utilizando os melhores modelos cosmológicos disponíveis hoje em dia.”


Embora o tamanho e a distância do "El Gordo" sejam incomuns, os pesquisadores dizem que os novos resultados são, ainda assim, consistentes com a atual ideia de um Universo que começou com o Big Bang e que é essencialmente constituído por matéria escura e energia escura.


Ele teria se formado provavelmente de maneira semelhante ao aglomerado Bala (ao lado), uma espetacular estrutura cósmica de galáxias em interação que está quase 4 bilhões de anos-luz mais próximo que o "El Gordo" da Terra.








Em ambos aglomerados há evidências de que a matéria normal, constituída principalmente por gás quente brilhando em raios-X, foi separada da matéria escura. Enquanto o gás quente da matéria normal é desacelerado pelo choque dos aglomerados, o mesmo não acontece com matéria escura.

Para termos uma ideia um pouco lógica do tamanho disso tudo, coloquei algumas imagens comparando a desde Mercurio, que é o nosso "Junior", até YV Canis Majoris, que é, por enquanto, a maior estrela já vista por nós no universo.





Se notarem bem, o nosso querido sol, que é apenas 109,27 vezes maior que a Terra, fica parecendo um grãozinho de areia perto desse "gigantinho", ou seja nem daria pra ver a Terra perto dele.
Agora se o sol fica desse tamaninho, não é hora de pararmos pra pensar o quão pequenos somos nós, na imensidão do universo?


Bom galera, amanhã eu continuo com mais artigos interessantes.
Valeu!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário