O Orkut perdeu seu reinado no Brasil. Segundo a
revista Isto É Dinheiro, pela
primeira vez o Facebook fechou um mês na frente da rede social do Google em
número de usuários. A reportagem, que cita números do Ibope Nielsen Online
ainda não divulgados, diz que o serviço de Mark Zuckerberg terminou agosto com
30 milhões de usuários no Brasil.
O Ibope, um dos institutos de maior credibilidade
em medições na internet, soltou um comunicado nesta
segunda-feira dizendo que não confirma os números. “Os dados de audiência de
internet referentes a agosto ainda não foram finalizados”, justifica. “(O Ibope) desconhece a fonte da reportagem (da Isto É Dinheiro)“.
Para o Orkut, é o fim de uma liderança de mais de sete anos. Desde que
foi lançado e se popularizou, em 2004, nunca foi ameaçado aqui no Brasil.
Sempre foi usado por cerca de 70% dos internautas, de todas as faixas etárias.
Concorrentes nacionais tentaram. Não conseguiram. Internacionais também, como o
MySpace. Nada.
Mais do que tudo: a vitória do Facebook é histórica por desfazer um
mito: o Brasil parecia ter uma relação com o Orkut tão forte que, ao contrário
do resto do mundo, outra rede social, no caso, o Facebook, não conseguiria
quebrar. O País é um dos últimos a sucumbir à hegemonia da rede de Mark
Zuckerberg.
O Facebook, hoje, é quase uma internet dentro da
internet. É a maior rede social do mundo. Sua liderança foi conquistada país a
país, derrubando as redes sociais líderes
localmente. A Europa quase inteira é do Facebook. Países da África,
da Oceania, do Oriente Médio. Todos adotaram a rede como a principal. A América
inteira – do Sul, Central e do Norte – escolheu o Facebook. Quer dizer, até
agora, menos o Brasil. E a Ásia, bem, essa continua com as redes locais, que
são muito fortes por lá.
A pressão para crescer no Brasil foi grande. Imagina uma rede social em
que o mundo inteiro está. Este é o Facebook. Se você chega no exterior e diz
que está no Orkut, ninguém saberá o que é. E você acaba entrando no Facebook
para manter contato com quem você conheceu em viagens. E convida seus amigos
brasileiros, que convidam outros amigos brasileiros. E daí mais brasileiros
passam a usar. Junte a tudo isso o fato de o Orkut estar saturado e
tecnologicamente defasado. Pronto. Começou a migração.
Mark Zuckerberg esteve no Brasil em 2009. O
Facebook era muito menor do que o Orkut por essas bandas. Mas ele contou ao Link a sua estratégia. Quando o Facebook foi criado, era para universitários.
Ganhou primeiro a universidade de Harvard. Depois as universidades ao redor.
Depois as universidades dos EUA e de outros países. Daí abriu para usuários em
geral.
A lógica de Zuckerberg: países podem ser como universidades. O site vai
ganhando um país a cada vez. E os países vizinhos vão se interessando e
migrando. A América inteira estava no Facebook. Como o Brasil iria ficar
isolado? “No começo, muitas faculdades pequenas passaram a usar o Facebook da
noite para o dia. Universidades maiores poderiam levar alguns meses. E isso
tende a ser similar à escala de um país. Em um país grande como o Brasil levará
tempo para chegar a esse estado (passar
o Orkut)“, disse ele na época.
O Orkut tentou segurar a liderança no Brasil. E
foi, cada vez mais, copiando as
ferramentas do Facebook. Fotos maiores no avatar, botão ‘Gostou?’ –
lembram do ‘Curtir’? -, games sociais, como o que lembra o FarmVille. Trocou
neste ano, pela primeira vez, seu logo, para ficar
com uma identidade visual mais “moderna” e “ousada”. Lançou até uma campanha para
dizer que o “Orkut
não para de crescer”.
Não deu. Enquanto, em abril, o Orkut estava
estagnado, o Facebook já mostrava uma enorme força: nada menos do que159% mais usuários em um ano. No fim de julho, uma pesquisa apontava que o Facebook já tinha 70% dos usuários do Orkut.
Segundo o responsável pela rede de Mark Zuckerberg
no Brasil, Alexandre Hohagen, esse crescimento se acelerou após a estréia do
filme A Rede Social, no ano passado, e embalou ainda mais a partir da virada de 2010 para
2011: foram 20 milhões de novos usuários em um ano, disse em agosto deste ano.
Para o Orkut, a perda da liderança no Brasil deixa
um rastro de incertezas. O País era o único em que a rede social ainda era
relevante. A Índia, outro país em que era historicamente líder, passou a preferir o Facebook em
agosto do ano passado. Quando o Google lançou neste ano sua nova
rede social, o Google+ fez questão de afirmar que o Orkut não iria acabar.
Resta saber: quem vai usar?
Será então que a briga agora irá ser do imperador
Google contra o mais jovem bilionário do mundo, Mark Zuckerberg?
Nenhum comentário:
Postar um comentário