sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Graduação ou Certificação?

Olá Galera, depois de uma longa maratona de provas na faculdade, estou de volta com o blog, e pretendo já "chegar, chegando", segue ai uma matéria legal, feita pelo Julio Cesar Santos Lima, para a galera que esta pensando em seguir carreira na área técnica ou de exatas.

Certificação ou Diploma?



[...]Sempre ouvi muitas coisas acerca de certificações e graduação, desde os meus tempos de graduação (que não faz tanto tempo assim) havia discussão sobre a importância destas. Contudo, o grande problema é que muitas pessoas não costumam visualizar a correlação destes dois títulos, apenas vêem como algo que deva ser feito ou não.
Desde a graduação já tinha o pensamento de que ambos os títulos são cruciais para um profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho. Este pensamento então aumentou quando comecei a trabalhar na área. Para as empresas atualmente, uma graduação é requisito básico para contratação de pessoal. Particularmente não conheço boas empresas de TI que contratem profissionais que não estejam no mínimo cursando uma graduação, exceto para casos de profissionais que já estejam na área (estes compensam a falta da graduação com a experiência na área, o nome que conquistaram no mercado de trabalho e certificações).
Diante disso, você também deverá se perguntar, se as empresas contratam alguém sem graduação devido ao fato do mesmo possuir uma certificação, logo a certificação seria o bastante. Vale ressaltar que a graduação deveria proporcionar ao aluno uma base ampla de conhecimento que garanta conhecer todas as possibilidades possíveis de mercado e dessa forma o mesmo seja capaz de decidir qual a área que está estudando é a que mais o agrada.
Por outro lado, a certificação seria de uma forma mais simplória um título que comprova que uma pessoa é alguma coisa. Pela ótica da informática, a certificação é um título expedido normalmente pelas empresas que desenvolvem produtos usados mundialmente (sistemas operacionais, banco de dados, IDE’s de desenvolvimento, equipamentos de rede, técnicas de segurança, técnicas de gestão, etc.), estes títulos visam comprovar que uma pessoa é especialista naquela tecnologia.

Diante das explanações anteriores, fica visível que a certificação não deveria concorrer com a graduação, logo o título deste post não deveria ser Graduação X Certificação, mas Graduação e Certificação. Mas infelizmente, ainda hoje existem muitas pessoas que acreditam que estes títulos não são complementares ou que um não tem importância quando comparados.
O fato de conseguir entrar no mercado de trabalho não quer dizer que você terá destaque nele, é preciso lembrar que, já se foi o tempo em que os profissionais de TI ficam trancados em uma sala isolados do restante da empresa, isso mudou, os profissionais de TI fazem cada vez mais parte das empresas, tendo que gerar bons serviços e diferenciais competitivos.
Não basta ser um excelente técnico, é preciso saber se relacionar com as pessoas e conhecer o que ocorre nas outras áreas do seu setor e até dos demais setores. De fato as empresas hoje querem não só excelentes técnicos, mas profissionais completos e para ser completo é necessário ter uma boa base. Logo, a meu ver certificações e graduação devem andar lado a lado, especialmente para as pessoas que estão iniciando na área.

Fonte: http://trocandoideiasti.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário